top of page

WWWY Toolkit

2019

Projeto desenvolvido para a obtenção do grau de mestre em design industrial e de produto na Universidade do Porto em Portugal, parte integrante da dissertação "Formando designers para a inovação sustentável: Aprendizagem baseada em projetos para conectar estudantes à sociedade e ao meio ambiente através do design."

IMG_8129_Easy-Resize.com.jpg

Minha dissertação de mestrado discorre sobre o novo papel estratégico que o design pode assumir diante do intenso processo de transformação que o planeta atravessa, considerando que a mudança rumo a sustentabilidade já não é um caminho possível, mas sim o único viável. Esta  transformação em curso requer uma mudança sistêmica que afeta a forma como as pessoas enxergam a organização social em que vivem: o papel das organizações, universidades, governo e seu próprio papel enquanto agente de transformação. 

A partir deste cenário, defini como problema de investigação: "Como o processo de aprendizagem em design pode ser estruturado de forma a favorecer a formação de profissionais mais conscientes e capazes de colaborar na construção de uma civilização sustentável?"


Partindo de um estudo de caso onde o projeto 'Oficina Design', organizado pela ADEIMA e pela Câmara Municipal de Matosinhos foi proposto como desafio aos estudantes do programa de Mestrado em Design Industrial e de Produto da
Universidade do Porto, foi possível acompanhar o processo junto aos estudantes, avaliar o impacto da aplicação de métodos e ferramentas de design para a criação de produtos sustentáveis e inclusivos, assim como o aproveitamento da experiência no processo de aprendizagem dos futuros designers. 


Como resultado, é apresentada uma proposta metodológica que organiza ferramentas de design, de pesquisa e de gestão de projeto na forma de um ‘toolkit’ direcionado aos estudantes de design para apoio no desenvolvimento de produtos
com impacto social e ambiental.

bottom of page